Menu principal
 

Nanomateriais por uma abordagem de química verde

segunda-feira, 26 de junho de 2017

A nanotecnologia já faz parte da vida das pessoas há muito tempo, seja em equipamentos eletrônicos, na medicina, computadores, entre tantos outros. Apesar de estar presente no dia a dia de todos, entender o conceito de nanotecnologia, suas implicações e os possíveis impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de dispositivos tecnológicos, não é tão comum assim. E é justamente para explicar estes e outros conceitos que foi criado, no IFC Araquari, o projeto “Nanomateriais por uma abordagem de química verde: síntese, propriedades e seus impactos no meio ambiente”.

Esta ação de extensão é coordenada pelo professor Herbert Neves, com a colaboração das professoras Cristiane Tagliari (IFC) e Marise (EEB Almirante Boiteux), e com a participação das alunas Bruna, Jéssica e Mariane, do Curso Técnico em Química Integrado ao ensino Médio. Com este projeto pretende-se utilizar a pesquisa científica como ferramenta de ensino-aprendizagem e, a partir do desenvolvimento dos alunos, empregar os conhecimentos adquiridos na elaboração e aplicação de oficinas em escolas da rede pública de ensino. Espera-se, com isso, levar à comunidade o conceito de nanotecnologia.

A escola selecionada para receber este projeto foi a Escola de Educação Básica Almirante Boiteux, no município de Araquari. A oficina de divulgação científica aconteceu no dia 14 de junho, para duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, aproximadamente 65 estudantes, abordando assuntos como ciência, nanotecnologia e demonstração de uma síntese de nanopartículas magnéticas.

Financiado pela Reitoria do Instituto Federal Catarinense, pelo Edital Nº 162/2016 de Apoio a projetos de Pesquisa e Extensão aplicados aos Arranjos Produtivos Locais nos Campi do IFC, este projeto ainda desperta grande interesse pelas propriedades diferenciadas que são observadas nesta escala de tamanho. As aplicações de materiais com escala nanométrica estão presentes nos mais variados campos. E você, sabe o que a nanotecnologia representa no contexto social?

Informações e imagens: Herbert Neves
Texto adaptado por CECOM/Araquari