Menu principal
 

Sobre o Curso

O Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do IFC Araquari (QUIMI) tem quatro anos de duração e é ofertado de forma integrada: o(a) estudante cursa o ensino médio completo e ao final da sua formação ainda obtém certificação em uma modalidade técnica. Ao ingressar no QUIMI o(a) estudante passará, em média, dois turnos no IFC: de maneira integrada serão cursadas as disciplinas do ensino médio (1º, 2º e 3º anos) e as disciplinas de qualificação para se formar como Técnico em Química. Dentre as disciplinas da área técnica estão: Química Inorgânica, Química Orgânica, Físico-Química, Bioquímica, Química Analítica, Operações Unitárias, Química Tecnológica, Química Ambiental, Microbiologia e outras.

Diferenciais do Curso

O curso se sobressai pela alta capacidade do corpo docente, composto por mestres e doutores, e pelo elevado nível de conhecimento que o(a) estudante adquire ao longo dos anos. Dentre as atividades previstas estão aulas teóricas, aulas práticas, visitas técnicas, semanas acadêmicas, mostras científicas, participação em olimpíadas (esportivas e científicas) e etc.
O grande destaque é o Projeto de Iniciação Científica Integrada (PIC-QUIMI) atrelado ao Projeto Pedagógico do Curso, no qual a pesquisa é utilizada como princípio educativo: desde o primeiro ano o(a)  estudante passa a desenvolver projetos de pesquisa em grupo, sob a tutela de um (ou mais) Orientador, tendo essa experiência como mais um diferencial para a sólida formação profissional. Isso tudo ocorre de forma integrada à educação básica, assegurando aos egressos dos QUIMI a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo os meios para progressão no mercado de trabalho e em estudos posteriores.