O curso se sobressai pela alta capacidade do corpo docente, composto por mestres e doutores, e pelo elevado nível de conhecimento que o(a) estudante adquire ao longo dos anos. Dentre as atividades previstas estão aulas teóricas, aulas práticas, visitas técnicas, semanas acadêmicas, mostras científicas, participação em olimpíadas (esportivas e científicas) e etc.
O grande destaque é o Projeto de Iniciação Científica Integrada (PIC-QUIMI) atrelado ao Projeto Pedagógico do Curso, no qual a pesquisa é utilizada como princípio educativo: desde o primeiro ano o(a) estudante passa a desenvolver projetos de pesquisa em grupo, sob a tutela de um (ou mais) Orientador, tendo essa experiência como mais um diferencial para a sólida formação profissional. Isso tudo ocorre de forma integrada à educação básica, assegurando aos egressos dos QUIMI a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo os meios para progressão no mercado de trabalho e em estudos posteriores.
Atuação profissional
O Técnico em Química formado no IFC Araquari pode trabalhar como operador de processos químicos industriais, auxiliar de laboratório de análises químicas, assistente de análises em processos químicos e assistente de produção em processos químicos. Também pode atuar em indústrias químicas, laboratórios de controle de qualidade, de certificação de produtos químicos, alimentícios e afins, laboratórios de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento em indústrias ou empresas químicas, empresas de consultoria, assistência técnica, de comercialização de produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos, estações de tratamento de águas e efluentes, entre outros. Destaca-se a atuação com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança.